sábado, 25 de outubro de 2008

Aos românticos


Eu tenho que concordar com o meu querido Vander Lee, românticos são realmente lindos, limpos e pirados. Ser romântico é aproveitar a parte mais linda da vida, é ter brilhinho nos olhos e sensibilidade a flor da pele, pra sentir toque, cheiro, gosto, sentimento mais do que qualquer um. Isso sim é ser limpo de alma, primeiro que o romantismo envolve o mais puro sentimento, aquele (que eu concordo com Clarice Lispector) é a única salvação individual: o amor.

Quem não conhece o amor, não sabe o que é sonhar acordada, planejar as plantinhas do jardim da futura casa, precisar de uma determinada voz no meio da noite, viver com os olhos no relógio na ausência e sair do âmbito espaço/tempo na presença. Quem não sabe romantizar é porque não sabe enxergar as cores bonitas das pessoas, se deixar ser tocado pelas qualidades, acreditar no outro. E eu fico a imaginar, como deve ser triste não poder acreditar, pisar com os dois pés firmes no terreno alheio e mesmo assim se sentir fora do chão.

Ser romântico é ser entorpecido pelo divino, é estar dentro do outro, é abrir mão do egoísmo, do orgulho, da dureza da alma pra viver por mais de um. Mais que tudo isso, precisa ter coragem pra quebrar uma imensa barreira entre o interior e o exterior, pra deixar que o coração cante alto a música que quiser, sem medo de retaliações. É ter o coração retalhado sim, mas sempre tão rapidamente reconstituído, porque o romântico se permite juntar os pedacinhos e oferecer seu coração de novo pra uma nova história morar.

E quem acha tudo isso piegas, talvez não tenha experimentado essa loucura tão boa pro corpo e pra mente, essa alternativa de caminho, dentro de uma via tão cheia de mazelas que é existir. Os românticos são acima de tudo apreciadores das coisas belas que existem, das palavras bem usadas, das fotografias expressivas, das ações que propagam e deveriam ser exemplo pra todas as atitude humanas.

Se o romantismo fosse uma fase da vida, ele seria a infância. Idealizações, esperança, euforia, sonho, transparência e poesia!

Enquanto isso eu continuo sendo super a favor daqueles que escrevem inicias em árvores, que fazem cartas com coraçoezinhos, que dizem "te amo" sempre que tem a oportunidade, que dividem o mesmo refrigerante no canudinho, que andam de mãos dadas e mais que isso, de corações entregues. Porque externar o que há de bom, nunca é demais.

3 comentários:

Sáh disse...

Ser romântico é um direito! Concedido pelos céus, só pode ser...
Beijooo.. e parabéns pelo texto! Senti a tua voz nele!

Ray ^^ disse...

E eu sou totalmente romantica...mesmo q muitos achem brega! ;D hauihuiahiau Tbm sou totalmente a favor do romantismo! ^^
Beeeeeeeeeijo lindona! :***

Ray Lira _o/ disse...

comentário anterior foi meu! ;D hiuauiahiahuhaui tava logada no orkut q é um email diferente do meu blog! =x :**